O que é o Airsoft?

O que é o Airsoft?

 

O Airsoft é um desporto fisico onde os jogadores participam em simulações e recreações de operações policiais, militares ou de mera recreação com Reproduções de Armas de Fogo para Praticas Recreativas (RAFPR) que disparam projéteis plásticos de 6mm não letais.

Utilizando-se frequentemente de táticas militares. É praticado em ambientes fechados ou ao ar livre, frequentemente em áreas de grande extensão.

O Airsoft é um jogo de honra e camaradagem, sendo os principais objetivos o divertimento, a camaradagem, o fair play e claro, a melhoria da condição física.

 

Airsoft em Portugal

 

O Airsoft em Portugal começou a praticar-se de forma mais efetiva desde finais dos anos noventa, sofrendo uma forte expansão no início dos anos 2000.

Para este facto muito contribuiu o pioneirismo das primeiras lojas portuguesas especialmente dedicadas à modalidade.

Várias Equipas fizeram história e contribuíram em grande escala para o desenvolvimento da modalidade em Portugal.

Actualmente estima-se cerca de 15 000 jogadores, devidamente associados a uma das varias APD's (Associações de promoção do desporto) existentes em Portugal.

Existem centenas de equipas espalhadas por todo o País, que podem ser consultadas aqui.

Cada vez mais, estas equipas começam a organizar-se e a formar clubes, seja na sua forma mais simples como clubes de praticantes inscritos no IPDJ, ou associações desportivas com personalidade Jurídica como o Clube BEAR.

Sendo um desporto heterogêneo, podemos encontrar jogadores desde os 16 até ao 70 ou mais anos das mais diversas profissões e estratos sociais.

Nos últimos anos, temos vindo a ver um crescimento saudável dos jogadores do sexo feminino, tornando-se o airsoft um desporto para todos.

Em Portugal, O airsoft tem se tornado um desporto cada vez mais um desporto com um forte cariz social, ocorrendo semanalmente por todo o Pais, jogos solidários no o propósito de ajudar financeiramente ou em géneros as mais variadas obras sociais.

 

 

<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script> <ins class="adsbygoogle" style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-2911163763342863" data-ad-slot="7265924154"></ins> <script> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); </script>

 

<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script> <ins class="adsbygoogle" style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-2911163763342863" data-ad-slot="7265924154"></ins> <script> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); </script>

 

As “Armas” usadas no Airsoft

 

Para praticar airsoft, é necessario um “arma”, essa “arma” ou melhor, uma RAFPR (Reprodução de Arma de Fogo para praticas Recreativas), também muitas vezes, chamada, erradamente de Replica.

Uma RAFPR ou reprodução, é, à luz da lei Portuguesa, um mecanismo portátil com a configuração de arma de fogo das classes A, B, B1, C e D, pintado com cor fluorescente, amarela ou encarnada, indelével, claramente visível quando empunhado, em 5 cm a contar da boca do cano e na totalidade do punho, caso se trate de arma curta, ou em 10 cm a contar da boca do cano e na totalidade da coronha, caso se trate de arma longa, por forma a não ser suscetível de confusão com as armas das mesmas classes, apto unicamente a disparar esfera não metálica cuja energia à saída da boca do cano não seja superior a 1,3 J para calibres inferiores ou iguais a 6 mm.

As reproduções de Airsoft utilizam ar comprimido para projetar as munições, existindo quatro maneiras de obter a pressão de ar necessária para impulsionar a munição.

Sendo assim, dividimos as reproduções em 4 categorias, mola (Spring), AEG (elétricas), GGB (Green Gás ou CO2), e ar comprimido.

 

Adicionalmente às RAFPR, utiliza-se ainda todo o tipo de reproduções bélicas, como por exemplo, granadas, minas, lança granadas, bombas etc etc etc.

Equipamento

Tão ou mais importante do que a RAFPR, temos o equipamento, em toda a lista de equipamento, o mais importante é sem duvida a proteção ocular, sendo esta, a única OBRIGATORIA.

Adicionalmente, utiliza-se no airsoft todo o tipo de equipamento que normalmente é utlizado em operações militares, que deve ser adaptada às condições do terreno.

O Equipamentos mais comuns, são o camuflado, radio de comunicações com auricular, colectes tacticos, capacetes e mascaras, no entanto, é normal vermos lanternas, luz químicas, cordas, facas de sobrevivência, em alguns casos, tendas, pás, rações de combate, etc, etc, etc, tudo vai depender do tipo e da duração do jogo.

 ....................................................................