Regras de Segurança

 

Regras de Segurança no manuseamento das RAFPR

 

 

Introdução

 

O Airsoft é um desporto de simulação militar que utiliza reproduções de armas de fogo para práticas recreativas, (RAFPR).

 

As RAFPR utilizadas no airsoft, são consideradas Armas de classe G preparadas para disparar projeteis não metálicos de calibre 6mm com uma potência máxima legal de 1.3J à saída do cano.

 

Apesar de as RAFPR serem consideradas armas desportivas não letais, podem causar ferimentos graves e permanentes, como tal, é imprescindível cumprir todas as regras de segurança.

 

Este manual exprime as regras e os procedimentos de segurança que o clube BEAR entende como sendo as corretas, e está dividida nos seguintes tópicos.

 

- Definição de RAFPR

- Proteção Ocular 

- Transporte e acondicionamento de RAFPR’s

- Manuseamento de Baterias e Gás

- Manuseamento da RAFPR antes, durante e no final dos jogos.

 

 

Definição de RAFPR

 

 

Uma RAFPR é uma reprodução de uma arma de fogo real, que facilmente pode ser confundida com uma Arma de fogo, como tal, o legislador, incluiu as RAFPR na lei que regulas as armas considerando-a uma ARMA de classe G.

 

Como tal, legalmente as RAFPR têm de cumprir as regras que se aplicam a todas as armas, e para serem consideradas RAFPR têm de cumprir os seguintes critérios.

 

- Potencia máxima de 1.3J à saída do cano – como não é possível medir a potencia à saída do cano, mede-se, através de um equipamento eletrónico chamado Crony a velocidade do projétil à saída do cano, a massa do próprio projétil e aplica-se uma formula matemática para calcular a potencia da arma.

Usando como padrão um projétil com uma massa de 0,20g, a velocidade máxima à saída do cano legal é de 374fps (feet per second).

Nota: O teste terá que ser feito com o HopUp completamente aberto.

 

- A RAFPR tem de estar pintada – Com o objetivo de qualquer cidadão conseguir facilmente distinguir uma RAFPR de uma arma de fogo, o Legislador obriga que todas as RAFPR estejam pintadas 10cm a partir da boca do cano e a totalidade da coronha para armas longas e em 5cm a partir da boca do canho e a totalidade do punho para armas curtas.

As pinturas acima referidas têm de ser de cor amarela ou vermelha florescente.

As pinturas poderão ser ocultadas durante o decorrer dos jogos, têm de estar visíveis durante o transporte ou acondicionamento.

Para poder adquirir, transportar e utilizar uma RAFPR o jogador terá de ter mais de 18 anos (ou 16 anos com autorização escrita do enc. de educação) e estar inscrito numa APD de Airsoft (Associação de Promoção Desportiva).

 

Proteção Ocular

 

A utilização de uma RAFPR obriga à utilização de proteção ocular.

A proteção ocular pode ser obtida através de óculos protetores, Goggles ou mascara completa.

É de extrema importância a aquisição de proteção de qualidade, de preferência com lentes com proteção Balística.

Em caso de duvida, deveram testar a proteção com um disparo directo a menos de um metro de distancia.

A Proteção ocular deverá ser usada em todas as situações onde exista pessoas a manusear uma RAFPR.

A proteção ocular deverá ser colocada antes de retirar o RAFPR da mala protectora.

Nunca se deve retirar a proteção ocular durante um jogo, caso exista uma situação onde seja imperativo retirar os óculos durante o jogo, o jogador deve encostar-se de frente a uma parede ou a uma arvore (cara virada para a parece ou arvore), baixar-se o máximo possível, (de preferência colocar-se de cócoras) e só depois retirar o óculos pelo período mínimo possível. Durante o tempo que está sem proteção ocular, não deverá virar a cara da parede ou arvore em circunstancia nenhuma.

 

 

Transporte e acondicionamento das RAFPR

 

 

As RAFPR deverão ser condicionadas e transportadas como se de uma arma de fogo real se trata-se, sendo assim, as RAFPR deverão ser transportadas das seguinte forma:

 

  1. A RAFPR deverá ser transportada em mala rígida ou saco próprio, em alternativa, na caixa original da mesma. Nunca deverá ser transportada à vista.

  2. A RAFPR não poderá estar preparada para disparar, como tal, deve ser transportada com cadeado de gatilho, ou em alternativa, sem componente fundamental para o disparo, como por exemplo a bateria.

  3. A RAFPR não pode ser transportada como o carregador colocado.

  4. A patilha de segurança deverá estar na posição SAFE.

  5. Os carregadores não poderão estar municiados e as munições deverão ser transportadas à parte.

  6. As baterias, principalmente as de LIPO, deverão ser transportados em saco próprio anti-fogo.

  7. As pinturas das RAFPR deverão estar visíveis, nenhuma ocultação deverá estar colocada.

  8. As RAFPR deverão ser acompanhadas com a fatura de compra ou declaração de venda.

 

As RAFPR deverão ser guardadas em local seguro, nas mesmas condições de transporte, protegido do acesso de crianças.

 

 

 

Manuseamento de Baterias e Gás

 

 

As RAFPR disparam projeteis de plástico de 6mm através de ar/gás comprimido.

 

Para isso acontecer, recorre-se a 4 métodos diferentes, mola, elétrico, ar comprimido, Green Gás e CO2.

Se não existe grandes perigos ou cuidados a ter com as armas de mola, o mesmo não se pode dizer dos restantes métodos de propulsão.

Sendo assim, vamos falar dos perigos e cuidados que deveremos ter com cada um para evitar acidentes que podem ser fatais.

 

Ar comprimido, ou HPA

 Este sistema, ainda pouco divulgado no Airsoft é o mais utilizado no PaintBall

Funciona através de um cilindro que contem ar a grande pressão.

O maior perigo deste sistema é a fadiga do metal do próprio cilindro, que deverá fazer um teste de pressão a cada 10 anos ou sofra alguma deformação causada por um impacto.

 

AEG – Elétrico

 Este sistema funciona através da atuação de um motor elétrico que faz girar 3 rodas dentadas que puxão um pistão que ao se soltar envia pressão de ar para a BB.

Para colocar o motor em funcionamento, recorre-se a uma bateria elétrica, que quimicamente pode ser de Ni-nh, Lipo ou Life com uma voltagem entre os 7.4v e os 11V.

Enquanto as baterias de Ni-nh e life, são relativamente estáveis do ponto de vista químico, o mesmo não se pode dizer das Lipos.

Mas vamos por partes, falemos primeiro das voltagens das baterias.

Nunca deveremos utilizar nas AEG’s baterias com uma voltagem superior a 9.6V para NI-NH ou Life, ou 7.4v para as Lipos, se não tivermos um Mosfet com proteção de Gatilho, sobe pena de queimarmos o gatilho da RAFPR.

Deveremos também de garantir que todos os contactos elétricos estão secos e a cablagem não se encontra danificada sobe pena de causarmos um curto-circuito.

A RAFPR nunca deverão ser submersas, caso vá jogar à chuva, garanta que todos os componentes elétricos estão devidamente protegidos e isolados.

 

Deveremos carregar as baterias sempre com um carregador ou balanceador apropriado, os carregadores que são vendidos com as armas mais económicas são de muito má qualidade e não têm detetores de carga completa, ou seja, não detetam quando a bateria está totalmente carregada e continuam a enviar carga para a bateria enquanto estiverem ligados, o que irá subcarregar a bateria de NI-NH danificando-a ou reduzindo o seu tempo de vida.

Estes carregadores apenas podem carregar baterias NI-NH, se tentarem carregar uma bateria de Lipo com estes carregadores podem provocar um incendio ou explosão.

É altamente aconselhado, mesmo para carregar baterias NI-NH a aquisição de um carregador com deteção de carga completa ou um bom balanceador.

 

Para carregar as baterias LIPO é necessário um Balanceador que controle a carga que é enviada para cada umas das células da bateria para garantir que todas as células têm a mesma voltagem.

ATENÇÃO: Nunca tente carregar uma bateria LIPO com um carregador não apropriado. Risco de Incendio Químico ou Explosão!

 

Um curto de circuito numa bateria LIPO pode provocar um incendio químico com temperaturas superiores a 2000 graus, por isso, caso utilize baterias LIPO têm de se manter mais atento à cablagem da RAFPR ou a possíveis deformações das baterias.

É conveniente transportar as baterias de Lipo num saco apropriado anti-fogo.

 

Funcionamento por Green-Gas e CO2

 A maioria das RAFPR curtas (Pistolas) funcionam a green gás ou CO2.

O CO2 é relativamente seguro, e a menos que coloquemos uma botija dentro de uma fogueira, não devemos ter problemas de maior.

Já o Green Gás é nada mais nada menos que Gás propano com adição de Óleo de silicone, como tal, altamente inflamável…

Sendo assim, é totalmente desaconselhado, utilizarmos RAFPR a green gás ou carregar os carregadores junto a fontes de ignição, incluindo cigarros acesos.

Outro perigo do green gás é a exposição das latas que contêm o gás ao calor, existem vários relatos no airsoft Português de jogadores que ficaram com os carros semidestruídos derivado à explosão espontânea das latas dentro dos carros.

Durante o verão, os automóveis ao sol chegam a ter uma temperatura superior a 50 graus, temperatura mais do que suficiente para expandir o gás dentro da lata e a fazer explodir, ainda mais se a lata tiver sofrido algum dano por, por exemplo, ter caído no chão e estar amolgada.

 

Manuseamento da RAFPR antes, durante e no final dos jogos.

 

 As RAFPR devem ser manuseadas como se de armas verdadeiras se tratassem, um RAFPR não é um brinquedo e não deve ser colocada nas mãos de um menor de 16 anos.

Para começar, e como uma RAFPR é uma ARMA, não pode ser exibida na via publica, é crime andar com uma RAFPR visível na via publica, como tal, mesmo na deslocação para os campos de jogo, não podes, por exemplo,  transportar uma “pistola” no coldre à cintura, mesmo que tenha as pinturas visíveis.

A realização de um jogo de airsoft pressupõem sempre um aviso às autoridades, mesmo que não tenhas sido tu a organizar o jogo, tenta sempre confirmar junta da organização do jogo que todos os procedimentos legais e de segurança foram cumpridos.

 

Independentemente da RAFPR estar municiada, nunca apontes o cano da arma a ninguém fora do campo de jogo.

Ao chegares ao campo de Jogo, antes de retirares a RAFPR da mala de transporte, deves colocar a proteção ocular.

 

Procedimento de preparação para o Jogo de Airsoft:

  1. Vestir todo o equipamento que se irá levar para o campo de jogo, como coletes, coldres, cintos tácitos, rádios, camel bags, etc. etc. etc.

  2. Colocar a proteção ocular.

  3. Municiar todos os carregadores com BB’s.

  4. Colocar gás nos carregadores a gás.

  5. Acondicionar os carregadores nas bolsas de transporte dos coletes ou cintos tácitos.

  6. Retirar a RAFPR da mala de transporte.

  7. Colocar as ocultações de pinturas.

  8. Verificar que a RAFPR se encontra em safe.

  9. Ligar a bateria da RAFPR.

 

ATENÇÃO: - Nunca coloque o carregador na RAFPR fora do campo de jogo ou do local designado para teste de tiro.

- Nunca te desloques com o dedo no Gatilho.

- Nunca andes com a RAFPR na Horizontal fora do campo de jogo.

- Enquanto te deslocas fora do campo de jogo a RAFPR deverá estar sempre apontada para o chão.

 

 

Procedimento de utilização das RAFPR durante o Jogo de Airsoft:

 

 

  1. Colocar o carregador apenas quando se inicia o jogo

  2. Retirar a patilha de segurança apenas no inicio do jogo

  3. Quando fores atingido deverá dar-te como morto e colocar de imediato a RAFPR em safe, retirar o carregador, e dirigir-te para o Respawn com a arma apontada para baixo. Ao dirigir-te para o Respawn, deverá levar uma mão no ar ou lenço Vermelho na cabeça para não seres confundido com um “Hostil”.

  4. Ao reentrar em jogo, deverás colocar novamente o carregador, e só depois destravar a patilha de segurança.

  5. Durante o jogo, o dedo indicador, deverá estar esticado e apoiado da proteção de gatilho para evitar tiros acidentais.

 

ATENÇÃO:É expressamente proibido dar tiros no Respawn.

Não é aconselhado retirar a proteção ocular no respawn, salvo se existam condições de segurança para tal.

 

Procedimento de utilização das RAFPR no final do Jogo de Airsoft:

 

  1. Colocar a RAFPR em safe

  2. Retirar o carregador da RAFPR

  3. Retirar o safe, dar um disparo para o AR (para garantir que não existe um BB no cano), recolocar a arma em SAFE.

  4. Retirar a Bateria da RAFPR

  5. Retirar as ocultações das pinturas

  6. Colocar a RAFPR na mala de transporte

  7. Colocar a bateria no locar de transporte.

  8. Desmuniciar todos os carregadores e acomoda-los no local de transporte.

  9. Retirar os óculos de protecção

  10. Despir o equipamento e coloca-lo na mala de transporte.

 

Nota: Os carregadores de Green Gás deveram ser transportados sem munições mas com gás no seu interior para não danificar os Oringos.

 

Atenção: As RAFPR não são brinquedos, nunca perca de vista as suas RAFPR, alem dos procedimentos referidos neste manual, tenha sempre bom senso, manuseei as suas RAFPR como se duma arma verdadeira se trata-se.

NUNCA olhe para dentro do cano.

 

......................................................................

 

 

 

Patrocinos e apoios